quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

As moscas

Poderia ser o modismo uma doença psíquica? Estes dias eu estava argumentando isso com uma turma de alunos de psicologia. Porque muitas pessoas que acreditavam piamente que algo seria imoral, nunca utilizavam a peça de roupa ou acessório, que embora estivesse disponível, seu ponto de vista quanto à imoralidade não lhe permitia fazer uso. No entanto quando o mesmo objeto passa a ser massificado pelas novelas, etc., muda-se o ponto de vista, as pessoas se violentam, se auto impõem algo que a sua razão nega, apenas para fazer parte do grupo, para fazer coro com a cultura da maioria. Uma vez um nazista, Joseph Goebbels, disse: "Uma mentira repetida muitas vezes se torna verdade!" Com isso me vem a mente um antigo ditado muito reflexivo: " Comam cocô! É impossível que um bilhão de moscas estejam erradas!" ;^)

8 comentários:

Edu O. disse...

arrasou, Mel! Eu usei essa frase nazista numa performance chamada Eu sou BUNITO! distribui livrinhos feitos a mão com o Eu sou BUNITO diversas vezes e com vários rostos desenhados. No final eu dizia: Uma mentira repetida pode se transformar em verdade. Uma brincadeira com esta valorização da beleza, do padrão.

Anderson Oliveira disse...

Irmão, você sempre genial nas palavras. Maravilhosa intervenção. Beijo na alma!

Tatiana Badaró disse...

EXCELENTE Mel!!!!

Precisamos refletir mais sobre o assunto...

Anônimo disse...

Formidável! Tanto o texto quanto a imagem! De fato o modismo é irritante, um ciclo vicioso que ninguém percebe a total futilidade. O legal é ser diferente, ou seja, usar o que está afim, o que é confortável e adequado ao bolso de cada um. Você já viu os preços absurdos daquele esquadrão da moda, por exemplo? Fora da realidade...
Parabéns! E o ditado das moscas, bem relevante.

Tatiana Badaró disse...

"Ramo" fazer a rede sim!!!!! Quando puder conversar me ligue pra trocarmos umas ideias e colocar no ar!

reflexões, descobertas e expressões... disse...

com certeza, não existiria foto melhor para ilustrar esse assunto!!!

Saulo Maciel disse...

Essa é para aqueles q ñ vêm nada errado em se assumirem como pioneiros, parando de seguir o q maioria faz e decidem construir o próprio caminho, ainda q nunca dantes percorrido... boa Mel!

thiago vieira disse...

Isso é um pensamento comum que só se reflete por 30 segundos até neymar aparecer na televisão usando...pessoas nascem diferentes e passam o resto da vida trabalhando para serem iguais...lamentável.

 

unique tracker
Visitantes... Voltem sempre! ;^)