quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A árvore da Vida


A revista 'Superinteressante' deste mês, está com uma edição especial tratando somente de Cabala. Observando o diagrama que eles chamam de 'Árvore da Vida' podemos perceber alguns triângulos formados por círculos chamados de sefirás. E entrelaçando os conceitos de cada sefirá que compõem um triângulo, podemos construir alguns textos interessantes. Claro que cada texto vai da interpretação de cada um. Aqui abaixo vão duas interpretações minhas a partir de dois triângulos:

Triâgulo 1 - Binah + Kether + Hockmar
# Ao expressar-se, genuinamente e atento, o ser humano encontra em si próprio a origem de tudo, experimentando-se. O que o leva a valorizar muito mais o seu ser intuitivo em detrimento do ser pensante.

Triâgulo 2 - Binah + Tiferet + Hockmar
# Os preconceitos dificultam o processo de autoconhecimento, pois a partir da memória, tendemos a valorizar aquilo que verdadeiramente não tem valor para o aprimoramento da espécie humana, já que se autoconhecer, também é, no mínimo desagradável. E somos socialmente orientados a considerar viável apenas aquilo que nos possibilita prazer e segurança. Ainda que para se manter este status seja necessário o maltrato do outro, ou pior, o de si mesmo. Mas se compreendermos aquilo que se mostra no ato de se expressar, quando das relações humanas, o ser intuitivo, o não planejado ou planejável se revela subjetivamente, mas com precisão e beleza.

5 comentários:

Tatiana Badaró disse...

Massa!!

Vc já viu a revista Conhecimento tb desse mês? Tá excelente!

Vanessa Corrêa disse...

É estranho pensar que a Verdade sempre esteve por aí, exposta de forma tão clara, por toda a historia humana e até hoje temos uma grande massa de olhos vendados! Inclusive nos olhos daqueles que se atrevem a espiar de vez em quando (\o/) rs...

PS.: Adoro suas interpretações! Saudades :*

Melk disse...

Valeu, meninas!!!

Dina disse...

Mel,

Em minhas orações, sempre peço a Deus que me livre da ignorância e de tudo que me impede de ser uma pessoa melhor. É muito bom ter você por perto, agente tem vontade de melhorar de verdade.
Então, meu caro: sua responsabilidade é muito grande (risos).
Beijos, que Deus te ilumine!

Melk disse...

Faço de suas palavras as minhas, Dina; só que na direção contrária. Se eu fosse defini-la numa só palavra seria impossível porque já de cara vem um monte: Lucidez, equilíbrio, sensatez, carinho, objetividade...
Beijos, gerente!

 

unique tracker
Visitantes... Voltem sempre! ;^)