Neste último final de semana estive em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia onde simplesmente o fato de estar lá já é uma experiência estética. Estava experimentando algo de autoconhecimento na noite de sábado e por volta da madrugada o celular de 'Fábio' tocou... Perguntei que música era aquela que estava como toque do celular e ele me mostrou a música inteira: En el muelle de San Blas - Mana. E ele disse: A letra da música é "triste e bonita". Como algo pode ser Triste e Bonito? Começamos a conversar acerca da letra da música, e obviamente estávamos argumentando sobre estética e sentimentos humanos.
A experiência estética que é transformadora está afeita ao nosso percebimento, a como percebemos os acontecimentos ao nosso redor, sem jamais perder de vista o que está, no momento, acontecendo dentro de nós, se as coisas estão tranquilas, ou as turbulências chamadas emoções estão rolando. Normalmente somos tomados pelas emoções e não percebemos o seu real valor acontecendo dentro da gente.
Muitos ouvirão a música e taxarão a menina no porto de louca... Será? Não pensem nela de maneira literal, mas simbólica. Para toda ação perfeita são necessários alguns elementos: Razão, boa intenção e bom senso. Com isso não pude de deixar de me questionar, e faço a você o mesmo questionamento: O que motiva esta menina no cais de San Blas ?
O que motiva a garota????? Pode algo ser Triste e Bonito?????
Segue abaixo um link do You Tube pra se ouvir a música; e ler a letra e a tradução numa apresentação de slides.
Ouça aqui -> En el muelle de San Blas
Maná é uma banda de pop rock mexicana fundada em 1980 em Guadalajara.