terça-feira, 7 de maio de 2013

Melancolia




"Melancolia (do grego μελαγχολία - melagcholía; de μέλας - mélas, "negro" e χολή - cholé, "bílis") é um estado psíquico de depressão com ou sem causa específica. Caracteriza-se pela falta de entusiasmo e predisposição para atividades em geral."

Durante a Renascença o estado de espírito chamado de melancolia era considerado bem vindo, pois proporcionava um contato consigo mesmo, um pé no presente, ao invés de se viver alternando entre planos para o futuro e lembranças do passado.

Na atualidade as últimas gerações têm por prática confundir prazer com felicidade. Este engano é a base de 90% dos problemas humanos, eu diria. Procuramos companheiras, companheiros, trabalhos, "amigos", etc., tendo por objetivo ser feliz, mas tudo aquilo que fazemos é dar manutenção a uma fonte de prazer que desejamos que seja inesgotável; tendo esta manutenção como objetivo do viver, usamos como método toda sorte de vícios e maltratos para com os outros, mas principalmente para consigo mesmo, para manter esta fonte de prazer jorrando, o que deveria ser contraditório em se tratando da origem: a busca da Felicidade. Quando nosso foco é esta busca equivocada por felicidade, significa que estamos mais perceptivos ao que acontece fora, do que dentro da gente. Uma vez que praticamos esta maneira de viver, um dado momento qualquer sensação pode assumir o controle de sua vida. A melancolia pode virar o sintoma de uma depressão e início de morte (Como no filme).

A melancolia é uma sensação que, quando se é consciente, nos possibilita involuntariamente a estar atento ao que se sente, a aprofundar, mergulhar em si mesmo, e esta ação promove uma reflexão transformadora ou uma bela elaboração artística. Estar atento é estar em relação consigo mesmo, e é a partir disso que podemos estar perceptivos e atentos a tudo ao nosso redor, re significando  as suas experiências de prazer e dor. Esta atenção interna, sem escravidão àquilo que é doce, mas estando apto a lidar com aquilo que a vida trouxer, é o que proporcionará o resultado desta atividade e disponibilidade mental: o encontro do "Ser Feliz".
 

unique tracker
Visitantes... Voltem sempre! ;^)